Conheça o Terraquad, uma mistura de jet com quadriciclo

0
880

Olhe bem para a foto acima. Entendeu? Sim, o Terraquad, criado pela americana Gibbs Sports, é a união inteligente de um jet com um UTV (na tradução livre, “veículo utilitário multitarefas”). Se andar com um off-road em terrenos arenosos ou irregulares já é uma delícia, imagine assim, à moda náutica, acelerando nas travessias de rios, lagos e baías? A (saborosa) ideia do fabricante — que tem uma divisão, a Gibbs Amphibian, especializada em anfíbios, com carro, moto e até caminhão projetados tanto para navegar como andar no asfalto — foi juntar os dois “brinquedinhos” mais cobiçados pelos donos de barcos — já reparou que os dois estão sempre expostos, juntos, nos salões náuticos? Não é por acaso.

E o Terraquad desempenha muito bem as duas funções. Ou seja, oferece diversão o tempo todo, tanto na água como fora da estrada, como um legítimo off-road.
Para realizar esse, digamos, casamento feliz — o anfíbio da Gibbs aceitou um BMW K1300CC, de quatro cilindros em linha, a gasolina, que produz 140 hp de potência, como seu legítimo motor — o projetista pegou um modelo desenhado para uso off-road e o adaptou para transitar em diferentes ambientes.

Entrando num lago ou em uma baía, em apenas cinco segundos, acionando-se um botão, o Terraquad recolhe as rodas, sai acelerando, entra em planeio e atinge mais de 40 nós, como uma verdadeira moto aquática. De quebra, ainda puxa esqui e wakeboard, leva até duas pessoas para pescar (em assentos lado a lado) e tem desempenho digno de um jet esportivo. Para tanto, possui freio e suspensão inteligente, que amortece os impactos do casco na água, de acordo com as ondulações, o que aumenta o nível de controle sobre a máquina.

O consumo estimado de combustível é outro ponto alto. Com um tanque cheio, a novidade promete navegar sobre as águas por duas horas ou rodar 600 quilômetros por meio de estradas e trilhas — números consideráveis em ambos os casos. Então, é ou não uma delícia?