Conheça a história do fã da Transat Jacques Vabre que tem 92 anos

Por: Redação -
22/11/2017
Foto: Dviulgação

Todos os dias, a Vila da Regata de Salvador recebe pessoas para ver de perto as máquinas de regata vindas da França. Crisogono Martins é um deles. Ele é um verdadeiro fã dos barcos multicascos, como os Ultime e os Multi50 da Transat Jacques Vabre. Aos 92 anos, o bancário aposentado, que ainda veleja, fez questão de ver de perto as máquinas de regata que participam da Rota do Café.

”É um prazer ver a passagem regata aqui em Salvador com esses barcos tão lindos, tão modernos e tão eficientes. Me dão prazer e porque não dizer, uma pequena inveja”, disse Crisogono, pai de oito mulheres. São 18 netos e a quantidade de bisnetos ele já perdeu as contas de cabeça.

Até o dia 24 de novembro, o Terminal Turístico da Bahia receberá os barcos vindo de Le Havre na França. Até agora seis já chegaram a Salvador, destino final dos 8 mil quilômetros de prova. Ao todo, a regata conta com quatro categorias e 37 veleiros largaram da região da Normandia. Seis ficaram pelo caminho.

Mas é na Baía de Todos-os-Santos que esse sergipano mais baiano do que nunca guarda sua também máquina de regata, um catamarã (barco de dois cascos) de 40 pés batizado de Taiti, modelo construído no Maranhão por Manoel Português.

”Velejo desde os anos 70 e digo que no Brasil não há lugar tão completo como a Baía de Todos-os-Santos para se velejar. Bons ventos, poucos obstáculos e muita amplitude para se navegar”.

Crisogono acompanha as notícias do mundo das regatas internacionais. ”Gosto de ver as provas e os barcos de perto. Vi a America’s Cup 2017, os multicascos eram parecidos como esses aqui, não?”.

Sim, a edição 2017 da regata mais antiga do mundo foi disputada nas Bermudas com barcos de 45 pés multicascos. O vencedor foi o Emirates Team New Zealand.

Acompanhado pela filha Cláudia, Crisogono disse que vai voltar para ver os barcos mais vezes e assim como em todos os dias de seus 92 anos aprender mais um pouco.

Veja a entrevista de Crisogono Martins ao canal oficial da Transat Jacques Vabre:

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina