Confira as quatro dúvidas mais comuns sobre o sistema de som a bordo

Por: Redação -
30/10/2017

Uma boa música torna ainda mais agradável qualquer passeio de barco. Para isso, mais fundamental do que o aparelho de som em si são os alto-falantes que reproduzirão os sons gerados por ele. E isso tem a ver não só com a qualidade dos alto-falantes, mas, também, com a sua correta instalação a bordo. A diferença costuma ser a mesma de assistir a um filme usando apenas o som da tv ou através de um sistema de áudio, como ilustram estas respostas às dúvidas mais comuns sobre este tema.

Há diferenças entre os alto-falantes para carros e para barcos?
Sim, e muita. E o principal diferenciador é o ambiente onde eles atuam. A forte presença da umidade e da água, que chega aos alto-falantes através do ar, dos respingos ou mesmo durante a limpeza do barco (sem falar na salinidade, quando usados no mar), exige materiais diferentes nos alto-falantes de uso náutico. Alto-falantes para barcos devem ter estrutura de plástico, em vez de aço, cones de alumínio anodizado ou de polímeros especiais, e não de fibras, e toda sua fiação deve ser isolada e protegida.

É melhor usar caixas acústicas prontas ou embutir os alto-falantes?
Como as caixas acústicas são projetadas sob medida para os alto-falantes que possuem, costumam ter melhor qualidade sonora. Mas ocupam espaço e interferem na estética do barco. Isso não acontece quando se embutem os alto-falantes, mas essa solução pode afetar a performance sonora, especialmente nos sons mais graves, porque o local da instalação pode limitar a movimentação da parte traseira dos cones dos alto-falantes ou produzir ecos e reverberações indesejáveis.

Como escolher a melhor potência dos alto-falantes?
O mais importante é saber a potência máxima do seu sistema de som. Mas observe que a potência sonora pode ser especificada de várias maneiras, como “de pico” (PMPO) ou “efetiva” (RMS) — e são grandes as diferenças de valores. Exemplo: um aparelho que indica ter potência sonora de 200 W PMPO atinge essa marca apenas por frações de segundo e terá uma potência efetiva de apenas 10 W no padrão RMS. O que conta é garantir que os alto-falantes ou caixas acústicas suportem, ao menos, 20% a mais que a potência máxima do seu sistema de som.

Qual a bitola correta para a fiação dos alto-falantes?
A bitola varia de acordo com a potência e a distância entre o sistema de som e os alto-falantes. Para os barcos, cabos de duas vias, com bitola de 1,5 mm2 e estanhados, são boas escolhas. Para distâncias inferiores a cinco metros, pode-se usar cabos mais finos, de 1 mm2. Um ponto relevante são os conectores, que devem ser banhados a ouro, para resistir bem à corrosão e evitar mau contato.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas