Confira a histórica travessia entre o Caribe e o Brasil sem usar o motor na edição do mês

Por: Redação -
21/07/2017
Foto: Arquivo Pessoal

Maluco. Foi o que pensaram, ou disseram, alguns velejadores brasileiros que se encontravam no Caribe ao saber que o fluminense Luciano Guerra, como capitão do barco, na condição de delivery, pretendia soltar as amarras de um veleiro Kiribati de 36 pés e, sem a ajuda do motor, rumar diretamente para o Brasil, como pouquíssimos ousaram e ninguém conseguiu concluir sem gastar um caminhão de dinheiro com a compra de diesel.

Ele planejava voltar para casa na “contramão”, ou seja, no sentido contrário aos ventos e às correntes marítimas predominantes, que se deslocam de leste para oeste, à razão de 3 a 4 nós. Especialista em meteorologia náutica, Luciano sabia — quando apontou a proa rumo a Fernando de Noronha na ilha caribenha de St. Martin — que o segredo para vencer os fatores climáticos adversos da região estava em aproveitar uma corrente favorável, de deslocamento para leste, cuja existência a maioria dos velejadores ignora e, por isso, na hora de voltar para o Brasil, acaba seguindo antes até a Europa para, só então, alcançar a nossa costa.

Esse fluxo favorável tem nome: Contracorrente Norte Equatorial, uma espécie de rio de água salgada que corre para leste e que está posicionado exatamente entre as duas outras correntes (essas sim, familiares aos velejadores) que fluem para oeste: a Corrente Norte Equatorial (NEC) e a Corrente Sul-Equatorial (SEC). A história completa você confere na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias

    NÁUTICA Talks: Capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto leva papo sobre o app NavSeg

    Ferramenta da Marinha para a segurança da navegação será o ponto principal da palestra no Rio Boat Show 2024

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2022

    Após dois anos sem acontecer, evento atracou na Cidade Maravilhosa recheado de atrações e surpreendeu com crescimento de 15%