Classe C30 e Caiçara retornam com força total ao Circuito Ilhabela 2018

Por: Redação -
12/03/2018
Foto: Aline Bassi

O primeiro fim de semana da etapa de abertura da Copa Suzuki em Ilhabela, ratificou a força do Caiçara na vela oceânica, com cinco vitórias em cinco regatas. O segundo melhor desempenho foi do Caballo Loco, com três segundos lugares, seguido por eCycle +Realizado e Barracuda. Neste domingo (11) foram mais duas provas com vento sul entre 8 e 14 nós. A etapa será concluída no próximo fim de semana (17 e 18/3) com sede no Yacht Club Ilhabela.

Para o atual tricampeão Caiçara, a temporada começou de forma promissora. “O final de semana foi muito bom para nós. A equipe teve excelente desempenho e acredito que os novos uniformes da nossa apoiadora UV.Line, além de proteção total para a pele, também nos trouxeram sorte. Foram três regatas no sábado com ventos de quadrante sudeste, com rajadas de 14 nós. Vencemos as três, mas tivemos muitas disputas entre os competidores e várias alternâncias nas posições”, relatou o comandante do Caiçara. Marcos Cesar.

“Nas duas regatas de domingo, com vento sul de até 16 nós e correnteza de norte, velejamos próximos à costa de Ilhabela, proporcionando belíssimo visual para quem estava nas praias. Queimamos a largada na segunda prova, pagamos a penalização e ainda nos recuperamos. Como os barcos têm desempenho praticamente idênticos, estava quase impossível de o Caiçara alcançar os adversários, mas graças ao entrosamento da equipe, acertamos a tática e as manobras para chegarmos à frente”, elogiou Marcos Cesar.

Terceiro colocado na classificação parcial da primeira etapa, o eCycle +Realizado travou disputas intensas com Caballo Loco e Barracuda, segundo e quarto colocados, respectivamente. “O domingo foi muito bom, com regatas muito equilibradas e alternativas interessantes. Ainda precisamos buscar um pouco mais de velocidade e melhorar o ângulo no contravento se quisermos superar o Caiçara. Eles estão um passo à frente das demais tripulações, mas não vamos desistir”, determinou o trimmer do eCycle +Realizado, Ricardo Apud.

Em uma classe que tem como característica a competitividade devido ao equilíbrio entre as embarcações, a manutenção dos tripulantes vem fazendo a diferença a favor do Caiçara nos últimos anos. O proeiro Gabriel De Capitani ratifica a ideia. “O fim de semana mostrou que o time entrosado faz o barco andar rápido. Estamos sempre buscando a evolução e novas técnicas para nos aperfeiçoarmos. É bom começar a temporada ganhando. Eleva o moral do time”, afirmou Capitani.

Para o secretário de bordo, Carlos Ney Ribeiro, o Caiçara soube fazer a leitura correta das condições de vento. “No sábado, após largadas muito disputadas, percebemos que algumas rajadas favoreciam o lado esquerdo da raia e prevaleceu a tática. Domingo, com um sul médio (vento) pudemos velejar no meio do canal (de São Sebastião). Foram dois dias de tempo bom, vento adequado e raias bem montadas. Um ótimo início de temporada”, exclamou Carlos Ney.

Calendário 2018 da Classe C30

10, 11 e 17,18 de março: XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 1ª Etapa

9, 10, 16 e 17 de junho: XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm up

20 a 28 de julho: 45ª SEMANA DE VELA DE ILHABELA

25 e 26 de agosto/1 e 2 de setembro: XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa

24 e 25 de novembro/1º e 2 de dezembro: XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e XVII Regata Volta à Ilhabela

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com dicas para compra do primeiro veleiro, família Velho Jack estará no NÁUTICA Talks

    Angelita Rumor, Jackson Alves e Kurt Dali levarão papo ao evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá palestra de Cintia e Lula, da CL Vela, sobre introdução das crianças no esporte

    Dupla revelou a bicampeã olímpica Kahena Kunze e vai comandar papo sobre a modalidade na infância, durante o Rio Boat Show 2024

    Já pensou em mergulhar numa caverna? Romeu Dib fala sobre experiência no NÁUTICA Talks

    Mergulhador profissional desde 1998, o explorador contará mais sobre a profissão no Rio Boat Show 2024

    Ronaldo Fazanelli desmistifica tipos de propulsão de barcos no NÁUTICA Talks

    Engenheiro naval abordará as opções elétricas e a hidrogênio no bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Agroquímica leva revestimento neon para barcos ao Rio Boat Show 2024

    Especialista em estofamentos apresentará sete opções, com aplicações que incluem jets, paredes e áreas externas