Campeonato Mundial de 6M reuniu 45 veleiros de 11 países no Canadá

Por: Redação -
11/10/2017

O Campeonato Mundial de 6M aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 17 a 21 de setembro, reunindo 45 veleiros de 11 países. O Brasil se fez representar pela primeira vez com a tripulação do Rio Yacht Club (Sailing) formada por: Lars Grael (timoneiro); Torben Grael (tático); Renata Pellicano Grael; Marcus Temke e, ainda, Colin Gomm.

A tripulação brasileira competiu na categoria clássicos (21 barcos) no veleiro emprestado construído na Escócia em 1934 e projetado pelo lendário Sir Wiliam Fife, “Saskia II”. Obtiveram a 3ª colocação na Westerleigh Cup e na sequência o Bronze no Campeonato Mundial.

A competição foi vencida pelo veleiro “Bribón Gallant” comandado pelo Rei Juan Carlos de Borbón da Espanha. Na tripulação, os experientes Pedro Campos e o tático Ross MacDonald (genro do associado Roberto Pellicano). A prata ficou com o 6 Metros local “Goose” do medalhista olímpico Erik Jespersen.

Na categoria modernos (24 barcos), a vitória ficou com o “Júnior” de Phillippe Durr da Suiça. Prata com o moderníssimo “New Sweden” do Royal Vancouver Yacht Club e a Bronze com o “St. Francis IX” do velejador olímpico britânico Andy Beadsworth, representando o Royal Thames YC.

Na raia, grandes nomes da Vela Mundial como: Dennis Conner; Ron Holland; Chris Dickson; Eric Doyle, dentre outros.

A classe 6 Metros, assim como as demais regras “métricas” (8M, 10M e 12M) é a mais antiga (1907) das classes existentes no mundo da Vela. Fez parte da programação olímpica desde os Jogos Olímpicos de 1912 (Estocolmo), até os Jogos de Roma (1960). A classe viveu um período de certo declínio, até voltar a moda nos últimos anos.

O Brasil chegou a ter seis veleiros desta classe, mas apenas 2 existem atualmente: “Aileen” (Prata nos Jogos Olímpicos de 1912) de Torben Grael, e, “Marga” (construído em 1933) de Lars Grael.

O próximo mundial será realizado em 2019 em Hanko na Finlândia.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança