Caiçara vence por apenas um ponto na classe C30 em Ilhabela

Por: Redação -
02/10/2017

Líder da temporada, o Caiçara, obteve duas vitórias nas duas regatas do dia 24 de setembro pela 3ª Etapa do Circuito Ilhabela – Copa Suzuki. A entrosada tripulação do comandante Marcos Cesar busca o terceiro título consecutivo na competição de vela oceânica. Após vencer quatro das oito regatas da etapa, o Caiçara somou 11 pontos perdidos contra 12 do rival Caballo Loco, de Mauro Dottori. O eCycle +Realizado (José Luiz Apud) completou o pódio no Yacht Club de Ilhabela.

O vento sul-sudoeste em torno de 16 nós (30 km/h) permitiu que as regatas fossem disputadas ao centro do Canal de São Sebastião. A expectativa de disputa acirrada entre Caiçara e Caballo Loco se confirmou na primeira regata de domingo. “O Caballo largou na frente e manteve a dianteira até a última perna de popa. O Caiçara, porém, arriscou mais no baixio, junto a São Sebastião e achou um vento melhor para nos ultrapassar e cruzar a linha de chegada em primeiro”, relatou o comandante Dottori.

Antes da regata final, a disputa pelo primeiro lugar da C30 na etapa ficou restrita aos dois barcos. Quem chegasse na frente ficaria no topo do pódio. “O Caiçara largou na frente, mas o Caballo Loco permaneceu no cangote deles o tempo todo. Travamos intensa disputa de bordos no baixio. O Caiçara montou a primeira boia de barlavento na frente e assim seguiu até o fim da regata”, contou Dottori, empolgado com o “match race”.

Fotos: Edu Grigaitis

O Caballo Loco venceu a única regata da classe C30 no sábado (23), impulsionado por rajadas de sudoeste com 25 nós, quase 50 km/h. O Caiçara foi o segundo, com eCycle +Realizado na terceira colocação, seguido por Barracuda e Kaikias. A intensidade do vento aumentou para 28 nós e, por segurança, a Comissão de Regatas optou por cancelar a segunda largada que seria dada em seguida à primeira prova.

“O dia começou com Recon (bandeira de retardamento de largada) devido à falta de vento. De repente, por volta das 13h, entrou o sudoeste com 18 nós. Sustentamos a ponta do início ao fim da regata. Foi bonito de se ver os C30 dispararem no vento em popa a uma velocidade de 17 nós”, enalteceu Dottori, comandante do Caballo Loco.

Caracterizada pelo equilíbrio e pela velocidade dos barcos, a classe C30 motiva ainda mais seus velejadores a cada regata. “Além da incrível disputa entre Caballo e Caiçara, o fim de semana foi excepcional. Destaco a evolução contínua do +Realizado. A C30 foi sem dúvida, a classe mais admirada na raia. As manobras foram espetaculares. Muito lindo”, exclamou Dottori.

Além da C30 com vitória do Caiçara, a 3ª Etapa da Copa Suzuki reuniu 30 embarcações e apresentou os seguintes ganhadores nas outras classes em disputa: Ginga (HPE 25), BL3 (RGS), Asbar II (IRC) e H2Orça (Bico de Proa). A quarta e decisiva etapa da temporada será realizada em 25 e 26 de novembro e em 2 e 3 de dezembro.

Classificação final da C30 na 3ª Etapa da Copa Suzuki
1 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): (3)+3+2+1+1+2+1+1 = 11 pontos perdidos
2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+1+(3)+2+3+1+2+2 = 12 pp
3 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 2+(5)+4+3+4+3+3+3 = 22 pp
4 – Barracuda (Humberto Diniz): 4+4+(5)+5+2+4+5+4 = 28 pp
5 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 5+2+1+4+{DNC:(7)+7+7+7} = 33 pp
6 – Kaikias (Renata Dcnop): (6)+6+6+6+5+5+4+5 = 37 pp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024