Barco da Transat Jacques Vabre é resgatado após ficar à deriva por mais de 10 horas

Por: Redação -
23/11/2017
Foto: Divulgação

O barco Maxi Prince de Bretagne – tradução para o Príncipe da região da Bretanha – foi resgatado pela Marinha do Brasil no último dia 16, após ficar à deriva por mais de 10 horas no litoral baiano, faltando menos de 200 quilômetros para concluir a regata.

Na noite anterior, o multicasco de 80 pés perdeu o mastro e a dupla Lionel Lemonchois (França) e Bernard Stamm (Suíça) se viu obrigada a pedir ajuda, já que a corrente estava empurrando o barco para os rochedos famosos na região de Palame. Os velejadores não tinham energia a bordo, apenas um telefone via-satélite e um rádio VHF.

A organização da Transat Jacques Vabre acionou a Marinha do Brasil para o resgate, que foi bem sucedido horas depois. A notícia logo se espalhou e umas das primeiras a saber foi a esposa de Lionel Lemonchois, a soteropolitana Luse Fagundes.

”A profissão de navegador corre riscos, mas você nunca está preparada. Os minutos viram horas. É uma sensação que não dá para explicar. É triste perder a regata no final, pois é um trabalho em equipe”, disse Luse Fagundes, que mora na França com o marido Lionel Lemonchois, um dos velejadores mais experientes do circuito.

”Foi um alívio encontrar os dois. O importante não é o material e sim a pessoa estar com saúde”, falou Luse Fagundes ao lado do marido.

Para Lionel Lemonchois, a ação da Marinha do Brasil foi especial. ”Agradecimento especial para a Marinha do Brasil. Estávamos em segurança, mas a corrente estava puxando a gente. Por sorte conseguimos”.

O navio patrulha usado na operação foi o Guaratuba, que fica de prontidão na Base Militar de Aratu, na Baía de Todos-os-Santos. O Yacht Clube da Bahia também estava de prontidão no apoio.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024