Balsa sustentável

0
247

A cidade de Estocolmo, na Suécia, ocupa 14 ilhas e o transporte realizado por água é essencial para a mobilidade de seus habitantes. Hoje a cidade usa balsas com motores a diesel neste transporte de passageiros, mas o cenário começa a mudar a partir do mês de agosto quando a Movitz, uma balsa com motores elétricos, entra em operação.

A balsa é fruto da parceria entre a fabricante Echadia Marine e a operadora de balsas Green City Ferries e o projeto teve apoio da Swedish Energy Agency, uma agência de energia que incentiva o uso de energia renováveis no país.

Estima-se que 130 toneladas de CO² deixarão de emitidos com o uso da Movitz, que fará o trajeto entre os bairros de Solna Strand e Gamla Stan, no centro da cidade. Os custos de operação também serão reduzidos, cerca de 30%, graças ao uso de energia elétrica como combustível.

Os números são bons, mas o mais impressionante nesta balsa é a velocidade com que suas baterias são recarregadas. Apenas 10 minutos de carga são suficientes para uma hora de navegação a velocidade de 9 nós (16 km/h).

Quando começar a operar, em agosto, a balsa será capaz de carregar até 100 passageiros por viagem.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.