Baleias na raia da Semana de Vela de Ilhabela

Por: Redação -
03/07/2018

”As baleias cortaram a fita inaugural da temporada 2018”, assim descreveu Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e membro da Comissão Organizadora da Semana de Vela de Ilhabela. Nos últimos anos, as jubartes frequentam as raias da regata e pelas contas do especialista, a tendência é que as provas de 20 a 28 de julho tenham companhia das baleias.

A competição coincide com o período de migração dos animais da Antártica para Abrolhos, arquipélago ao sul da Bahia. A previsão é que o número de baleias baterá recorde nesta temporada. Desde o fim do mês de junho, as jubartes estão pelo caminho. Mais de 35 baleias foram avistadas e fotografadas.

”As jubartes estão migrando da região da ilha Georgia do Sul e chegaram entre Alcatrazes e Ilhabela, exatamente onde será o percurso da regata de abertura. Geralmente elas chegam em três ou quatro, mas só eu registrei pelo menos quinze nesses três dias, sendo que acreditamos que um total de trinta e cinco baleias chegaram nesse período, passando e parando alguns dias no seu caminho da Antártica até a Bahia”, disse Julio Cardoso.

O maior registro de baleias durante a Semana de Vela de Ilhabela ocorreu na edição de 2016, quando as jubartes cruzaram as proas dos velejadores durante a regata de abertura, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

Neste ano, a prova de 55 milhas será disputada em 21 de julho e pelas contas do especialista, as baleias ainda estarão em migração. Responsável pelo departamento de meio ambiente da regata e do Yacht Club Ilhabela, Julio Cardoso explica que as baleias passam pelas águas do litoral norte paulista em turmas, machos, fêmeas e juvenis juntos, partindo para a Bahia com o objetivo de procriação.

”Ilhabela fica em uma posição estratégica, porque elas vêm e por algumas vezes acabam permanecendo um pouco mais na região, para depois seguir em frente. Por isso temos uma série de cuidados em relação a essas baleias, pois muitas são jovens, inexperientes e bastante curiosas. Elas se aproximam das embarcações, às vezes se aproximam das praias. As redes de espera deixadas por pescadores locais são um perigo e atraem a atenção delas, pois percebem os movimentos da rede, acreditam ser comida e acabam por se enroscar nelas, causando acidentes”.

Além das baleias, a Semana de Vela de Ilhabela é pautada pela preservação ambiental. Vários animais já visitaram a raia da regata, como pinguins e golfinhos.

As inscrições seguem abertas e os velejadores devem fazer o processo exclusivamente por meio do site www.svilhabela.com.br.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico