Aprendizado

Por: Redação -
07/04/2015

A Azimut Yachts, marca italiana que mantém um estaleiro de 200 mil m² na cidade catarinense de Itajaí, está organizando cursos para comandantes de embarcações produzidas pela marca no Brasil. Os módulos dirigem-se tanto a donos de lanchas quanto a marinheiros ou responsáveis por elas e são certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira etapa será realizada em maio, no Rio de Janeiro, e reunirá 30 pessoas, no máximo. Em seguida, serão realizados cursos em São Paulo e em Santa Catarina.

Os alunos vão aprender noções básicas sobre as partes mecânica, elétrica e hidráulica das embarcações Azimut, como a importância de realizar a troca dos filtros dos motores e do gerador dentro do prazo recomendado segundo a garantia, entre outros fundamentos. “Queremos que os donos de uma Azimut ou seus responsáveis saibam identificar determinados problemas em um primeiro nível, para que possam informar a assistência técnica com mais precisão – caso não consigam eles mesmos resolver esses problemas – ou para que não tomem atitudes que causem danos ao barco”, comenta Giuseppe Donadio, diretor de Pós-Venda da marca para o Brasil e parte da América Latina. “Nossa filosofia é antecipar problemas emergenciais”, completa ele.

Giuseppe trabalhou durante nove anos na Europa e em outros países, incluindo o território brasileiro, antes de se transferir para cá, há cerca de um ano. Nesse período, fez uma análise do cenário de pós-venda no país para identificar o que precisaria ser desenvolvido, especificamente, a fim de tornar o trabalho mais completo. “Se você não conhece a cultura de um país de perto, não funciona. Vim para cá e identifiquei que o Brasil precisa de um atendimento muito próximo do cliente. Os intermediários – no caso, nossos dealers – ajudam, porém em termos de assistência técnica. A Azimut precisa perceber, diretamente, o nível de satisfação do cliente”, explica Giuseppe.

A Azimut mantém unidades de atendimento no Rio de Janeiro (são duas em Angra dos Reis), São Paulo (no Guarujá) e Santa Catarina (em Itajaí e Balneário Camboriú). Após a realização dessa primeira leva de cursos, a marca planeja criar módulos subsequentes, de maneira que os alunos adquiram novos conteúdos e, consequentemente, mais expertise na administração de eventuais problemas dos barcos. “Isso já acontece na Itália e é um grande sucesso”, assinala Giuseppe.

Foto: Mozart Latorre

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos