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Acerte no motor

Saiba qual motor se adapta melhor ao tamanho do barco e ao uso que se vai fazer dele

Da Redação
24/03/2014
motores

Vai comprar uma lancha ou trocar o motor da sua? Então preste atenção nessas dicas e acerte no motor.

>>Quais as vantagens dos motores de popa, centro e centro-rabeta? E as desvantagens?

O motor náutico ideal é aquele que se adapta melhor ao tamanho do barco e ao uso que se vai fazer dele. Lanchas de até 23 pés pedem motores de popa, que são instalados fora do barco e, por isso, deixam o cockpit livre para acomodar as pessoas e permitem a navegação em águas rasas (porque podem ser levantados). Nos barcos acima dessa faixa, até os 40 pés, os motores de centro-rabeta, que podem ser a gasolina ou a diesel, são uma alternativa interessante. Eles ocupam parte do cockpit, mas permitem que a área da popa seja ampliada com uma plataforma, o que é bom para passeios, esqui e mergulho. Além disso, dão às lanchas um estilo mais bonito. Já os motores de centro, usados geralmente em barcos acima de 40 pés e movidos a diesel, são mais resistentes e confiáveis do que as rabetas, mas ocupam um bom espaço dentro do barco e não têm a mesma eficiência dos motores mais leves – raramente passam dos 35 nós.

>> Qual a motorização ideal para uma lancha esportiva?

Como o objetivo de quem procura por uma lancha esportiva (também conhecidas como offshore) é a velocidade, a escolha se resume aos motores de popa ou de centro-rabeta. É mais comum usar o primeiro tipo de motor em lanchas até 25 pés e o segundo em barcos maiores, em duas versões – a rabeta em Z, que é o modelo mais convencional, e a rabeta de superfície, com hélice trabalhando parte dentro d’água e parte fora, própria para águas menos profundas. Há ainda a motorização por hidrojato, cujo mecanismo fica inteiramente dentro do barco, o que permite navegar em águas bem rasas.

>> Como calcular a potência mínima de uma lancha?
Para lanchas pequenas, de até 23 pés, projetistas e fabricantes de motores indicam 1 hp para cada 10 kg do peso total como potência mínima. Em lanchas maiores, essa relação pode aumentar conforme o uso que se pretende fazer do barco. No caso de veleiros, em que o motor só é usado nas manobras de atracação e como propulsão complementar aos ventos, o cálculo é de 1 hp para cada 250 kg do peso total. Já em barcos deslocantes a motor, tipo trawlers, a potência mínima é de 1 hp por 125 kg.

>> O que é melhor: motor a diesel ou a gasolina?

Embora mais caros, os motores a diesel são, em média, 50% mais econômicos do que os movidos a gasolina, o que é uma boa vantagem em termos de conforto e maiores de segurança. Em regime de cruzeiro, um motor de popa de 200 hp, a gasolina, consome 36 litros por hora, enquanto um propulsor de igual potência, a diesel, gasta somente 24 litros por hora. Os motores a diesel também são mais duráveis, por serem construídos com peças de ligas metálicas especiais, para suportar a compressão mais alta nos cilindros. A vida útil de um motor a gasolina bem cuidado é de 1 500 horas, em média, equivalente a 15 anos de uso normal. Já um motor a diesel costuma durar o dobro disso.

>> Há algum cuidado especial a tomar na instalação dos motores?

No caso dos motores de centro e de centro-rabeta, é importante garantir a aeração adequada dentro do compartimento onde estão instalados. Eles precisam “respirar” para evitar um superaquecimento – que, além de comprometer o rendimento do motor, pode causar sérios danos. Guarde estes números: na entrada de ar dos motores, a área de ventilação dever ser de 5 cm2 por kW, sem exaustor; na saída de ar, o espaço para ventilação deve ser de 2 cm2 por kW, no mínimo, sem exaustor. No caso de motores de popa, não há problema, porque as entradas de ar são dimensionadas pelos fabricantes e estão inseridas no próprio capô do motor, em locais estratégicos que possibilitam a entrada de ar, mas não de água.

Texto: Marcio Dottori

Ilustração: Sandro Castelli

 

 

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