A onda dos wave boats

Por: Redação -
27/10/2014

Jet Boats são uma interessante mistura de lanchas com jets. Eles têm o casco como os de uma lancha e a propulsão com jatos de água no lugar das tradicionais hélices expostas. É uma embarcação híbrida e altamente manobrável com o melhor dos dois mundos.

Jet Boats foram originalmente desenhados por Sir William Hamilton (ele desenvolveu o jato de água em 1954) para operação nos caudalosos rios rasos da Nova Zelândia, especificamente para superar o problema de hélices nas rochas, marcantes em tais águas. Hamilton tinha uma necessidade específica de um sistema de propulsão para operar em águas muito rasas e o jato de água mostrou ser a solução ideal. A partir da popularidade do sistema de hidropropulsão verificou-se que o jato de água oferecia várias outras vantagens sobre as hélices para uma ampla gama e tipos de barcos. Propulsão por hidropropulsão é amplamente utilizada hoje para muitas embarcações de alta velocidade, incluindo ferry-boats, embarcações de salvamento, barcos de patrulha marítima e de abastecimento de navios.

Já o Wave Boat (casco estanque expansor para moto aquática) é diferente do Jet Boat por ser um casco separado que é impulsionado por um jet inteiro, ou seja, o jet é acoplado ao casco e faz o papel de propulsão do “barco”.

Os Wave Boats são altamente manobráveis, por causa da facilidade de movimentação para os lados e são ágeis em curvas, principalmente nas mais fechadas, e capazes até de empolgantes cavalos-de-pau, impossíveis em lanchas convencionais, além disso, por causa da ausência de hélice, o calado é significativamente menor, o mesmo do jet, o que permite uma navegação bem mais segura em águas rasas.

Essa nova forma de navegar veio para ficar, pois é possível ter os dois veículos, uma lancha e um jet num só, é possível navegar com sete pessoas a bordo, parar em algum lugar, soltar a âncora e desatracar o jet e curtir, atracar novamente, o que é extremamente simples, basta acelerar para dentro dele e prender dois esticadores de engate rápido. Seu casco é estanque, uma célula fechada, como se fosse uma garrafa pet, insubmergível, com reforços e longarinas especiais.

Um dos modelos disponíveis no mercado nacional é o Mormaii-flexxxa, com desing moderno, praticamente dispensa manutenção, pois não possui parte elétrica nem mecânica, basta um polimento anual para ficar com a manutenção em dia. E outro ponto positivo para os wave boats é que eles podem ser compartilhados por diversos proprietários, pois o documento do wave boat é independente do jet. O wave boat ainda pode ser utilizado pela maioria dos jets com motorização quatro tempos, Yamaha, Sea-Doo e Kawasaki.

Foto: Divulgação

 

Tchello Brandão é navegador e especialista em jets e esportes aquáticos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna