Iguana 29 se desloca na terra ou na água e dispensa a carreta
Eis um barco que dispensa a carreta, porque já vem com o próprio meio de locomoção em terra firme. Este é o Iguana 29 (marinha, como a das Ilhas Galápagos), que usa duas esteiras rolantes fixas ao casco (mas que se embutem nas laterais na hora de navegar, ao toque de um botão), para se locomover a caminho d’água, a 7 km/h. Para isso, conta com um motorzinho auxiliar que move as esteiras e, à semelhança dos tanques de guerra, avança em qualquer terreno, mesmo nos mais moles — o que, claro, inclui a areia da praia.
Não por acaso, seu estaleiro, o Iguana Yachts, fica na Normandia, região francesa famosa pelas colossais variações de maré. Se funciona mesmo? O fabricante garante que o sistema de esteiras, além de impedir que o barco atole (comum nas carretas), não interfere em nada na estabilidade e navegabilidade da lancha. Que alcança 40 nós, com um motor de popa de 300 hp. E não é só: trata-se de um barco eficiente e robusto, feito um tanque. O preço? Na Europa, o cerca de 250 mil euros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio
Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024
Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória
Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024
Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos