5 dicas essenciais para quem vai sair de jet pela primeira vez

Por: Redação -
23/04/2019

Não há como negar que um bom passeio de jet instiga qualquer um a desbravar o mar – ou, pelo menos, um pouco dele – e este é um programa que tem cada vez mais adeptos. Mas, para fazê-lo com segurança, deve-se ficar atento a alguns cuidados essenciais, para o próprio bem-estar e o dos outros. Confira as cinco principais dicas que NÁUTICA separou para quem quer dar seu primeiro passeio:

1 – Para sair de jet, é necessário ter habilitação. Sim! O passeio exige conhecimento marítimo e, por isso, é preciso ter, no mínimo, o título de arrais-amador e motonauta – primeiro estágio para quem está começando a navegar e que permite navegação interior. Assim, o piloto terá as noções de sinalização no mar, tal como o que pode e não pode ser feito.

2 – O jet pode ser próprio ou alugado. Algumas praias têm serviço de aluguel para os pilotos de ocasião, que saem bem mais em conta do que a aquisição de uma moto aquática. Mas, se você quer se dedicar mais à pilotagem de jet, pode ser que o investimento em um novinho, direto da loja, seja a melhor opção. Você também pode optar pelo meio termo e comprar um modelo já usado. Assim, une o valor mais baixo ao fato de não precisar devolvê-lo.

LEIA TAMBÉM
>>Maior livraria flutuante do mundo tem mais de 5 mil livros
>>Rio Boat Show chega à sua 22ª edição neste sábado
>>Conheça os campeões do Brasileiro ABVO em Búzios

3 – Na hora de escolher o melhor modelo de jet para seu perfil, leve em conta todas as suas necessidades em um conjunto só. Quanto pode ser seu investimento, se será para lazer ou para competição e quantas pessoas quer levar junto com você são as principais perguntas que você deve responder. Além disso, você deve escolher a potência que melhor se encaixa neste perfil. Hoje o mercado tem modelos para todos os gostos e necessidades!

4 – Depois de habilitação em ordem e jet escolhido, é hora de sair para navegar! Mas sem esquecer o colete salva-vidas. Mesmo para quem sabe nadar, ele é um importante item de segurança no caso de imprevistos que o impeçam de nadar. E não poderia ter melhor nome…

5 – Devidamente vestido, agora é necessário escolher o local do passeio, levando sempre em conta a abrangência da habilitação do piloto. Mas a ordem do dia vale para todos: escolha um lugar lindo e aproveite sua navegação com segurança, seja em águas abrigadas, costeiras ou mar aberto, seja sozinho de jet ou acompanhando uma lancha. Tenha uma ótima experiência!

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024